23.2 C
Maricá
spot_img

China vai investir R$ 100 milhões em fábrica de tratores em Maricá

Compartilhe!

Uma empresa chinesa vai instalar em Maricá, no litoral do Rio de Janeiro, uma fábrica de tratores com aporte de aproximadamente R$ 100 milhões. O projeto prevê a produção de 2 mil máquinas por ano da marca Sinomach, voltadas principalmente para atender à agricultura familiar e a demandas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O município, administrado por Washington Quaquá, foi escolhido para receber a unidade. Em publicação nas redes sociais, Quaquá destacou que a iniciativa marca uma nova fase para a economia local.

“Parceria frutífera com o MST, que nos trouxe muitos avanços na agricultura familiar e urbana em Maricá, agora avança para a área da indústria e, logo logo, da agroindústria. Vamos gerar empregos e desenvolvimento para Maricá. Acabar com nossa dependência exclusiva do petróleo é nossa obsessão, fazendo uma economia para o povo, forte, empreendedora e tecnológica”, afirmou Quaquá em seu Instagram.

Hoje, a economia maricaense depende principalmente dos royalties do petróleo. Segundo dados oficiais, a cidade tem cerca de 212 mil habitantes, mas pouco mais de 26 mil empregos formais. O município também registra um número de beneficiários do Bolsa Família superior ao de trabalhadores com carteira assinada — aproximadamente 27 mil pessoas.

Apesar de a agricultura ocupar menos de 0,3% do território de Maricá, movimentos ligados ao MST mantêm atividades no município. Recentemente, o grupo recebeu na cidade uma delegação de representantes de três países africanos — Níger, Mali e Burkina Faso — em evento com apoio da prefeitura.

Notícias relacionadas

Leia mais...

spot_img