26.6 C
Maricá
spot_img

Maricá vira exemplo nacional e apresenta sucesso da Tarifa Zero na Câmara dos Deputados

Compartilhe!

Maricá voltou a ser destaque nacional ao apresentar, nesta terça-feira (21/10), sua experiência de 11 anos com o programa Tarifa Zero durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro discutiu o transporte público gratuito como um direito do cidadão e reuniu representantes de diferentes esferas do poder público e da sociedade civil.

O presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad, foi o responsável por expor os resultados da iniciativa implantada em 2014, que transformou o acesso à mobilidade urbana no município.

Maricá foi convidada para participar da audiência pública por ser referência nacional de Tarifa Zero. Apresentei os benefícios, ganhos e impactos que o modelo impõe positivamente na saúde, na educação, na cultura, no lazer, no empreendedorismo. Provavelmente essa vai ser a principal pauta de direitos para 2026, e Maricá participa desse debate como um exemplo a ser seguido. Na cidade, o Tarifa Zero é um direito conquistado pelas pessoas há mais de 11 anos”, destacou Haddad.

Hoje, o sistema de transporte municipal conta com 158 ônibus climatizados, que circulam em 49 linhas, ligando todos os bairros da cidade. Em média, são 115 mil embarques diários nos conhecidos Vermelhinhos. Segundo cálculos da prefeitura, a economia para os moradores entre janeiro e agosto de 2025 chegou a R$ 127,4 milhões, considerando o valor médio das passagens em municípios vizinhos (R$ 5,21).

Além de Haddad, também participou da audiência a secretária municipal de Representação e Articulação Institucional, Ivana Moura, que reforçou o caráter social do programa.

Nossa gestão está comprometida com a justiça social. Garantir transporte público gratuito, universal e de qualidade é mais do que uma política de mobilidade — é um compromisso com a dignidade da população maricaense”, afirmou Ivana.

O debate contou ainda com a presença de Maria Luiza Côrtes (Movimento Tarifa Zero RJ), Sebastião Melo (prefeito de Porto Alegre e vice-presidente da FNP), Matteus de Paula Freitas (NTU) e Thiago Trindade (UnB). O pedido para realização da audiência foi feito pelo deputado Jilmar Tatto (PT-SP).

Segundo o parlamentar, este foi apenas o primeiro passo rumo à criação de um modelo nacional. “Os esforços são para que tenhamos um Sistema Único de Transportes, como temos hoje o SUS e se discute o Sistema Único de Segurança Pública. É um tema que veio para ficar e vamos colocar de pé esse programa nacional de transporte gratuito no país”, declarou Tatto.

Haddad também ressaltou o impacto ambiental positivo da medida: “Nossas pesquisas mostram que, de segunda a sexta-feira, 65% da população utiliza ônibus para o seu deslocamento. Na média, 45% das pessoas usam ônibus como seu transporte diário e menos de 20% usam carro. É o inverso do cenário encontrado em outras cidades”.

Um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) reforça os benefícios econômicos do modelo. A pesquisa comparou 57 cidades que adotaram a Tarifa Zero e apontou 3,2% mais empregos e 7,5% de crescimento no número de empresas em relação a municípios que ainda cobram tarifa, evidenciando como o transporte gratuito impulsiona o desenvolvimento local.

Notícias relacionadas

Leia mais...

spot_img