21.8 C
Maricá
spot_img

Maricá se prepara para milhares de empregos com 800 vagas gratuitas na construção civil

Compartilhe!

A Prefeitura de Maricá, o empreendimento MARAEY e a Firjan SENAI firmaram, nesta quarta-feira (10/12), um acordo de longo prazo para capacitar profissionais da construção civil e preparar a mão de obra local para os empregos que serão gerados ao longo da implantação do projeto. O anúncio foi feito na sede da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

Já na primeira fase, o programa vai oferecer 800 vagas gratuitas em cursos presenciais, voltados para jovens a partir de 16 anos, por meio do Jovem Aprendiz, e também para adultos. A prioridade será para moradores de Maricá e de cidades da região. As aulas serão ministradas pela Firjan SENAI e acontecerão exclusivamente no município.

A iniciativa foi pensada para atender à grande demanda de trabalhadores durante a construção do MARAEY, que deve gerar mais de 8 mil empregos diretos ao longo das obras.

“Este projeto de qualificação profissional é de extrema importância para a região. MARAEY é um investimento estratégico da nossa gestão, que estamos desenvolvendo de forma conjunta, e a formação de mão de obra local é essencial para garantir que a população possa trabalhar no empreendimento e se beneficiar efetivamente de suas oportunidades”, afirmou Celso Pansera, presidente da Codemar.

O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) também participa da iniciativa, contribuindo para o planejamento e a articulação do programa de formação.

“É um momento importantíssimo para Maricá, uma grande parceria para o desenvolvimento de projetos de qualificação para atender o conjunto de demandas para o crescimento já planejado do município. É fundamental a qualificação da população de Maricá para que ela ocupe esses espaços, esses postos de trabalho, e consiga, assim, maior qualidade de vida”, avaliou Cláudio Gimenez, presidente do ICTIM.

O acordo faz parte do Programa de Capacitação Profissional, que prevê a formação de cerca de 5 mil pessoas ao longo de 12 anos, acompanhando todas as fases do empreendimento. Além da construção civil, o programa também mira setores como hotelaria de luxo e turismo, sempre priorizando a contratação de mão de obra local.

“Estamos muito felizes com a assinatura do acordo, que vai promover a formação integral do cidadão, gerar empregos e ajudar a construir um legado em que a educação é o motor de transformação social. Este é mais um importante passo dos objetivos de inclusão, desenvolvimento econômico e de sustentabilidade de MARAEY. Vamos criar empregos justos e seguros, fomentando a geração de renda e movimentando a economia da região”, disse o CEO de MARAEY, Emilio Izquierdo.

Na divisão de responsabilidades, a Firjan SENAI entra com a expertise técnica, estrutura pedagógica e parte do financiamento dos cursos. A Prefeitura de Maricá dará apoio logístico e cofinanciamento, enquanto o MARAEY ficará responsável por absorver os profissionais qualificados nas diferentes etapas da obra.

Nesta primeira etapa, serão ofertadas 800 vagas gratuitas distribuídas em 12 cursos voltados à construção civil. Entre as formações disponíveis estão: Auxiliar de Construção Civil; Almoxarife; Pedreiro de Alvenaria; Armador de Ferragem; Carpinteiro de Obras; Montador de Andaimes, Formas e Escoramentos; Eletricista Predial; Instalador Hidráulico Predial; Pedreiro de Edificações; Instalador de Sistemas Drywall; Pintor de Edificações; e Calceteiro de Pavimentos Intertravados.

“Os cursos visam atender a demanda de mão de obra para o mercado de trabalho da região, que tem potencial de crescimento, com empreendimentos de grande porte como esse e que contribuirão para o aumento da empregabilidade, geração de renda e qualidade de vida da população. A formação profissional é essencial para a criação de um ambiente de negócios favorável e crescimento econômico da cidade”, destacou diretor executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis.

Cursos de capacitação

As aulas estão previstas para começar no primeiro trimestre de 2026 e terão duração que varia entre quatro meses e dois anos, de acordo com a área escolhida. Todos os cursos serão presenciais e realizados em Maricá, com certificação ou diploma de validade nacional.

Além das formações técnicas, o programa também prevê, futuramente, capacitação para funções administrativas, como almoxarife, secretária(o) e assistente.

O projeto inclui ações voltadas à inclusão social, como o programa “Mulheres na Construção”, da Firjan SENAI, que vai capacitar mulheres para atuar no setor. Já jovens de 16 a 21 anos que estejam cursando o Ensino Médio poderão ingressar em cursos de aprendizagem técnica como Jovem Aprendiz. As primeiras contratações estão previstas para acontecer a partir de 2026.

“A ideia não é somente incentivar a capacitação e a formação, mas também fomentar a geração de renda, dinamizar a economia local e abrir portas para os moradores da região, tornando MARAEY um grande celeiro de formação profissional de qualidade”, explicou Aline Ribeiro, diretora de Projetos Educacionais de MARAEY.

Notícias relacionadas

Leia mais...

spot_img