Maricá prepara um salto na eletrificação do transporte público gratuito. Durante o Fórum Tarifa Zero, em Brasília, o presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad, detalhou os planos de renovação da frota com veículos movidos a energia elétrica.
Ônibus e vans elétricos
O município já tem previstos 30 ônibus elétricos, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). E, a partir do próximo ano, a aposta avança para as vans elétricas, que passaram a integrar a rede gratuita em 2026. Segundo Haddad, a implantação virá acompanhada da infraestrutura de recarga necessária para receber os novos veículos.
Bicicletas elétricas também a caminho
A eletrificação não se restringe aos coletivos. As bicicletas compartilhadas “Vermelhinhas” também devem ganhar versão elétrica: de acordo com o presidente da EPT, o modelo começa pelas bikes e, meses depois, se estende ao serviço, permitindo que os usuários percorram distâncias maiores em menos tempo.
Mobilidade mais sustentável
Para a EPT, a transição energética busca reduzir o impacto ambiental do sistema e tornar a mobilidade da cidade mais sustentável. A medida está em sintonia com o novo Marco Legal do Transporte Público Coletivo (Lei nº 15.432/2026), que incentiva expressamente a renovação das frotas com fontes de energia menos poluentes.

