O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, recebeu na tarde desta terça-feira (06/01) representantes do escritório de paisagismo Roberto Burle Marx para uma visita técnica a pontos considerados estratégicos do bairro Espraiado. O grupo percorreu a cachoeira do Espraiado, o rio que corta a região, a capela de Nossa Senhora de Fátima e áreas preservadas de Mata Atlântica.
Durante a visita, Quaquá destacou o potencial ambiental e turístico da região e reforçou a intenção de transformar o bairro em um grande polo de ecoturismo.
“Nossa cachoeira é Patrimônio Natural do Rio de Janeiro. Juntamente com o escritório Roberto Burle Marx, que é o maior do mundo, vamos fazer a requalificação turística do bairro. Isso aqui é um paraíso ecológico que não deve em nada a outros destinos de mata e cachoeira do país. Vamos criar um grande Parque Natural Municipal na região”, disse o prefeito Washington Quaquá.
O projeto em estudo prevê uma série de intervenções voltadas à valorização do espaço e à preservação ambiental. Entre as ações estão melhorias de acessibilidade, recuperação de áreas degradadas, mapeamento do território e das espécies vegetais, além da instalação de placas com QR Codes para identificação das plantas e acesso a informações ambientais.
A proposta também inclui a implantação de um pórtico turístico, criação de bolsões de estacionamento e medidas de ordenamento do espaço, como padronização de quiosques e adequação das estruturas de apoio aos visitantes.
Além do prefeito e da equipe do escritório Burle Marx, participaram da visita o presidente da Companhia Maricá Arte, Roteiros e Experiências (MARÉ), Antônio Grassi; o presidente do Serviço de Obras de Maricá (Somar), Paulo Araújo; o deputado estadual Renato Machado, entre outros integrantes do governo municipal.

