A Cidade da Saúde de Maricá já começa a ganhar forma e parte das novas estruturas do complexo deve ser inaugurada no início de 2026. O projeto amplia o Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara e traz uma série de novos serviços e especialidades médicas, reforçando a rede pública de saúde do município e da região.
Entre as primeiras entregas previstas estão o serviço de hemodiálise, a ampliação do centro cirúrgico, o setor de ressonância magnética, a área de hemodinâmica — voltada para cardiologia e doenças vasculares —, além do novo Centro de Terapia Intensiva (CTI), da enfermaria coronariana e de um centro de reabilitação.
“A Cidade da Saúde Doutor Ernesto Che Guevara será um dos maiores complexos de saúde do Brasil. Em 2026, já teremos hemodiálise, hemodinâmica, mais leitos e salas de cirurgia. Estamos investindo na saúde do povo de Maricá, atendendo a demanda da região com atendimento de altíssima qualidade”, afirmou o prefeito Washington Quaquá.
O primeiro serviço a entrar em funcionamento será o setor de hemodiálise. A nova estrutura terá capacidade para realizar cerca de 2.300 sessões por mês, atendendo aproximadamente 122 pacientes. Hoje, muitos deles precisam sair de Maricá para realizar o tratamento em outros municípios.
“A Cidade da Saúde marca um avanço histórico para a saúde pública de Maricá, com grandes investimentos para qualificar a assistência à população. É mais qualidade de vida, dignidade e cuidado próximo para quem mais precisa”, destacou o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Velho.
O que muda com a Cidade da Saúde
O projeto prevê uma ampla modernização da estrutura hospitalar, com novos espaços, equipamentos e serviços:
Cirurgias
Ampliação da enfermaria cirúrgica, com 30 novos leitos
Implantação de duas novas salas cirúrgicas
Imagem
Modernização do Centro de Imagem
Novo setor de ressonância magnética, com média de 150 exames por mês
Ambulatórios e apoio
Criação de cinco novos consultórios ambulatoriais
Ampliação da Central de Material e Esterilização (CME)
Reforço da engenharia clínica
Implantação de um centro de reabilitação
Especialidades e serviços
Novo espaço para oftalmologia
Sala Lilás
Ampliação da Sala Amarela Adulta
Serviços de hemodinâmica e hemodiálise
CTI e enfermaria coronariana
Estrutura para as equipes
Ampliação do estar médico
Ampliação do estar multidisciplinar
Infraestrutura
Novo prédio administrativo
Ampliação do estacionamento
Espaço ecumênico
Novo solário, pensado para momentos terapêuticos dos pacientes
Com as novas estruturas, a Cidade da Saúde promete transformar o Hospital Che Guevara em um dos principais complexos de saúde pública do país, ampliando o acesso da população de Maricá a serviços especializados sem a necessidade de deslocamento para outras cidades.

