Maricá vai contar com mais policiais militares nas ruas. A Prefeitura renovou por mais um ano o convênio com o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), aumentando em 40% o efetivo de PMs no município. Com o novo acordo firmado com o governo do estado, o número de policiais que patrulham os quatro distritos passou de 170 para até 238. O reforço começou a valer no último domingo (03/08).
Criada em 2017, a parceria é renovada todos os anos e coloca Maricá como a cidade que mais investe no Proeis no Rio. Além do pagamento aos agentes, o município também fornece 15 viaturas, oito motocicletas e custeia o combustível das viaturas do 12º BPM que atuam na cidade.
“Estamos fazendo de Maricá a cidade mais segura do Brasil. A Constituição Federal diz que segurança pública é um dever do Estado, mas também um direito e responsabilidade de todos os cidadãos e a gente não corre de responsabilidade. Aqui, bandido não vai ter vez. Investimos no Proeis para a Polícia Militar, no RAS para a Polícia Civil e estamos ampliando e equipando a nossa Guarda Municipal”, afirmou o prefeito Washington Quaquá.
“Esse reforço no policiamento garante mais presença ostensiva, amplia a sensação de segurança e contribui diretamente para a prevenção de crimes nos quatro distritos do município”, completou o Secretário de Segurança Cidadã, Julio Veras.
Reforço também na Polícia Civil
Além do Proeis, que paga aos PMs para trabalharem nos dias de folga, a Prefeitura renovou o convênio para aumentar o efetivo da Polícia Civil. O novo acordo, válido inicialmente por 12 meses e com possibilidade de prorrogação por até três anos, garante até 210 agentes a mais na 82ª DP (Maricá). Uma das novidades é a criação de uma cota específica para policiais mulheres, voltada ao enfrentamento da violência doméstica e ao fortalecimento da rede de proteção às vítimas.