O Caminhão da Saúde volta a atender em Itaipuaçu neste sábado (06/12), a partir das 8h, oferecendo 200 exames gratuitos no entorno da Unidade de Saúde da Família (USF) Josefa Xavier Leal, no loteamento São Bento da Lagoa. Serão feitos 60 raios-x e 140 ultrassonografias.
A ação facilita o acesso a exames que costumam exigir deslocamentos para outras regiões da cidade e ajuda no diagnóstico precoce. Para realizar os procedimentos, é preciso apresentar documento de identidade, CPF e pedido médico emitido por alguma unidade do SUS de Maricá. Quem tiver dúvidas sobre o pedido deve procurar a USF de referência da área onde mora.
Criado em 2025, o Caminhão da Saúde circula pelos quatro distritos levando exames especializados diretamente aos bairros, conforme as necessidades identificadas pela Central de Regulação.
O secretário de Saúde, Dr. Marcelo Velho, destacou a importância das ações itinerantes.
“O Caminhão da Saúde foi pensado para facilitar o acesso da população a exames que fazem a diferença no diagnóstico precoce de doenças. Com essas ações itinerantes, alcançamos os quatro distritos da cidade e fortalecemos a prevenção de enfermidades e a promoção do bem-estar. Com isso, fazemos a diferença no cotidiano dos moradores”, afirmou.
O subsecretário de Atenção Especializada, Dr. André Nahoum, reforçou que o atendimento móvel vem reduzindo filas e ampliando o alcance da rede.
“A cada bairro visitado, conseguimos atender demandas específicas e reduzir o tempo de espera por exames essenciais. É uma iniciativa que reforça a eficiência da rede e otimiza o cuidado oferecido à população, com ações descentralizadas que alcançam progressivamente diversos bairros da cidade”, acrescentou.
Serviço – Caminhão da Saúde em Itaipuaçu
Data: 06/12 (sábado)
Horário: A partir das 8h
Local: Em frente à USF Josefa Xavier Leal – Rua Dezessete de Novembro, esquina com Rua Alcides Francisco da Cruz, loteamento Praia de Itaipuaçu (São Bento da Lagoa)
Exames disponíveis: 60 raios-x e 140 ultrassonografias
Documentos necessários: Identidade, CPF e pedido médico emitido por unidade do SUS de Maricá

