More

    FLIM: Programação da Festa Literária segue até domingo (14); confira!

    Compartilhe!

    O sexto dia da 10ª Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), realizado nesta quarta-feira (10/09), trouxe uma maratona de atividades que envolveram desde o público infantil até os adultos. Foram rodas de conversa, debates sobre temas sociais, apresentações artísticas e culturais, além de encontros com nomes de destaque da literatura e da educação.

    Um dos pontos altos foi a participação das professoras da UERJ, Fabiana Martins e Rosimeri Dias, na programação da FLIM Jovem. “Os livros nos fazem sonhar e também realizar. Participar desta festa literária de Maricá é uma experiência única. Poder compartilhar meus conhecimentos acadêmicos e ouvir outras pessoas super engajadas, torna o debate muito enriquecedor”, destacou Fabiana.

    A festa segue até domingo (14/09), sempre de graça, com mais de 70 mesas de debate e a presença de escritores renomados do Brasil e do exterior. A homenageada da edição é a escritora Conceição Evaristo, que encerra o evento.

    Papo Flim

    Na tenda principal, o “Papo Flim” começou com uma mesa de conversa sobre educação em tempo integral, mediada pelo professor Walker Kohan. Participaram o secretário de Educação de Maricá, Rodrigo Moura, além das professoras da UERJ.
    “Debater educação pública em tempo integral é sempre incrível. Nós, como gestores e professores, temos que conversar e oferecer uma educação de qualidade. Quando temos um ensino qualificado, as oportunidades de vida melhoram muito”, disse o secretário.

    À tarde, outras rodas de conversa reuniram professores, ativistas e artistas para debater infância, invisibilidade, resistência, identidade e racismo. A atriz Aisha Jambo, o ativista Alberto Flisgo e Paula Tanga, da ONG Afrotribo, emocionaram o público. “A representatividade é uma inspiração para as próximas gerações. Assim como nossos ancestrais são uma fortaleza para nós. Nós seremos inspiração para as crianças de hoje em dia. Estar em uma festa literária e em uma mesa com outras pessoas pretas, me deixa emocionada”, disse Paula.

    O encerramento do dia ficou por conta da mesa “Literatura para Crianças e Jovens”, com Regiane Alves, Liliane Mesquita e Donaldo Buchweitz, que compartilharam experiências sobre o impacto da leitura na infância.

    “Mesmo sem acesso a livros quando pequena, minha imaginação era muito viva. Quando começamos a oferecer histórias logo na primeira infância, vemos como as crianças se encantam, como se abrem para o mundo da leitura”, contou Regiane.

    Flim Jovem

    Na tenda da FLIM Jovem, o debate “Escola que Queremos” reuniu estudantes, gestoras da rede municipal e lideranças estudantis para discutir uma escola mais inclusiva e acolhedora. Também houve oficina de danças urbanas com hip hop, trap e funk consciente, além da apresentação do espetáculo de ballet contemporâneo Dicotomia e da peça Se Vivêssemos em um Lugar Normal, que trouxe reflexões sociais e existenciais para o palco.

    Flimzinha

    As crianças tiveram espaço garantido na Flimzinha, com contação de histórias, pintura facial, cosplays e o espetáculo “Tapetes Contadores de Histórias”, que encerrou o dia com muita diversão.

    Programação de Quinta-feira (10/09):

    Flimzinha

    9h30 – Pequenos acordes
    10h – Pintura facial – Animaniacs
    13h – Pintura facial – Animaniacs
    14h30 – Brincantar
    16h – Cosplay

    Flim Jovem

    10h às 11h – Oficina: Oficinas de Pintura Corporal e Narrativas Indígenas. Participantes: Alunos da Escola Indígena Para Poti Nhe Ja (Martinha)
    14:30h às 15:30h – Debate: Caminhos Antirracistas e Plurais na Educação. Participantes: Maria Martinha, Mayza, Sarah Barbosa, Nunes (UMES) e Kmila CDD. Mediação: Vanessa Andrade

    Papo Flim

    08:30h às 10h – Invenção, Filosofia e Saberes Que Caminham com os Sons da Floresta. Simone Thornton (Wollongong Universiity da Austrália), Martinha (SEDUC) e Márcia Lisboa (UERJ). Mediação: Rodrigo Moura
    11h às 12h – Riquezas da Natureza: Ingredientes Transformam Receitas e Vidas. Bela Gil e Chef Maristella Sodré. Mediação: Gabriela Lopes
    15h às 16h – Maricá Futebol Clube: Identidade, Território e Representatividade. Participantes: Douglas (Gerente MFC), Thiago Gonçalves (Técnico MFC), Reinaldo (Técnico MFC), Búfalo Gil (Coordenador MFC) e Túlio Maravilha. Mediador: Arlen
    18h – Mesa 7: Bate Papo: Filosofia do Cotidiano. Participantes: Xico Sá e Léo Jaime.

    SHOWS

    • Sexta-feira (12/09), às 22hThiago Martins

    • Sábado (13/09), às 22hJorge Vercillo

    • Domingo (14/09), às 22hMari Fernandez

    spot_img

    Latest articles

    Related articles

    spot_img