A tarde desta segunda-feira (15/12) foi de emoção e celebração para alunas da Escola Municipal de Idosos Milton Felipe Diniz, em Maricá. Durante a formatura do quinto ciclo, 21 idosas receberam os diplomas de conclusão do 5º ano do Ensino Fundamental I, simbolizando não apenas a conclusão de uma etapa escolar, mas a realização de um sonho que, por muitos anos, ficou adiado.
O evento também marcou o anúncio de uma nova fase para o programa. A Escola do Idoso vai ganhar uma nova unidade em Itapeba a partir de 2026, ampliando significativamente o número de vagas. Hoje, o projeto atende 117 alunos divididos entre os polos do Centro e de Itaipuaçu. Com a expansão, a capacidade saltará para cerca de 400 estudantes, um crescimento superior a 240%.
A alegria estampada no rosto das formandas foi destacada pela gerente de Ensino de Idosos, Adriana Ribeiro, que ressaltou o impacto social da iniciativa.
“É indescritível ver os olhos desses alunos, todos com mais de 60 anos, brilhando por conta da formatura. Em Maricá, o retorno das pessoas idosas para o cenário educacional é uma realidade. Estamos devolvendo a oportunidade para esses alunos que não puderam estudar no tempo certo”, afirmou.
Representando a turma, a aluna Dalva Maria Socorro Souza de Barros emocionou o público ao lembrar das dificuldades enfrentadas ao longo da vida e da importância da Escola do Idoso na retomada da autoestima e da esperança.
“Não foi fácil chegar aqui. Cada uma de nós tem a sua história. Mas guardávamos um sonho que estava apenas adormecido. Se o passado foi cruel, Deus foi misericordioso, nos presenteou com a Escola do Idoso e disse: o tempo de vocês é hoje”, disse.
Criada para promover educação continuada e inclusão social, a Escola Municipal do Idoso oferece um conjunto de atividades voltadas exclusivamente para pessoas acima de 60 anos. Além da alfabetização e do reforço escolar, o programa inclui oficinas culturais, estímulos cognitivos e ações fora da sala de aula, como passeios pedagógicos, visitas guiadas, atividades físicas ao ar livre, rodas de convivência e eventos socioculturais em espaços públicos da cidade.
Para 2026, a proposta é avançar para o 6º ano e concentrar todas as turmas em um espaço exclusivo em Itapeba. O projeto prevê uma estrutura ampla, com mais de dez salas de aula, laboratório, áreas de convivência e espaços como horta e jardim, que contarão com a participação ativa dos próprios alunos no cuidado e manutenção.
A nova unidade será planejada com foco total em acessibilidade e no bem-estar do público idoso. Assim como já ocorre atualmente, os alunos continuarão contando com atendimento complementar nas áreas médica, psicológica e de assistência social.
Matrículas
O processo de pré-matrícula para renovação dos alunos que já participam do programa teve início no último mês. Em seguida, serão abertas novas vagas para interessados, com inscrições realizadas pelo portal ecidadeonline.marica.rj.gov.br/e-cidadeonline. As datas e orientações serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de Maricá e da Secretaria de Educação.

