A conquista da skatista Maria Eduarda Ribeiro, a Duda, de apenas 15 anos, na etapa de Curitiba do STU National 2025, inspirou o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, a anunciar um projeto ambicioso para o esporte na cidade: a construção do maior centro de skate do mundo.
“É só o começo. Vamos fazer o maior centro de skate do mundo em Maricá e Duda será nossa embaixadora. Teremos o melhor e maior complexo de pistas do planeta! Além de hotelaria, moda, música, condomínio residencial e muito mais. Parceria do STU com a Prefeitura de Maricá, Codemar e o nosso fundo imobiliário. Meu povo, vamos nos preparar, porque Maricá vai ganhar o mundo. Vamos gerar muitos empregos e oportunidades de empreendedorismo”, afirmou o prefeito.
Duda brilhou na competição realizada entre os dias 25 e 27 de julho, no Complexo Esportivo Tarumã, alcançando a maior nota do evento — 78.55 pontos — entre cerca de 80 atletas e paraskatistas de todo o país. A maricaense representou o projeto Maricá Cidade Olímpica, que vem revelando talentos do esporte de alto rendimento.
Iniciando no projeto Maricá Esporte Presente, Duda hoje integra a Seleção Brasileira de Skateboard e já coleciona feitos expressivos, como o 2º lugar na etapa de Criciúma, a presença nas semifinais da Copa do Mundo de Skate, em Roma, e o 3º lugar no SLS Takeover, em Brasília.
A vitória da atleta reforça a estratégia da cidade de investir no esporte como ferramenta de inclusão, formação de talentos e desenvolvimento social. Com o projeto anunciado por Quaquá, o skate pode se tornar um novo polo de oportunidades para a juventude de Maricá.a