Maricá: Sem dar publicidade, Restaurante Escola lota turmas de cursos gratuito de gastronomia
O Restaurante Escola, que funciona no Centro, recebeu mais de mil inscrições para os cursos, e 222 pessoas foram sorteadas para participar das aulas de confeitaria, panificação, bartender, barista, pizzaiolo, garçom e maître.
Para Cláudio Gimenez, presidente do ICTIM, apostar na qualificação de profissionais da gastronomia é um passo estratégico para o desenvolvimento da cidade. “A gastronomia possui um potencial imenso, especialmente no que diz respeito à geração de empregos qualificados dentro do município. Ou seja, é necessário formar e capacitar profissionais locais para atender às novas demandas desse setor”, afirmou.
O espaço foi montado para simular o dia a dia de um restaurante profissional: são duas cozinhas industriais completas, bancadas de inox, fornos modernos, ultracongelador, robot coupe, bar com estrutura completa e salas de aula. Tudo para garantir que os alunos aprendam na prática.
A chef Ana Paula Almeida, que coordena o lado pedagógico do projeto, destacou os avanços e os bons resultados já colhidos. “Além dos cursos, estamos expandindo com duas escolas municipais oferecendo aulas de gastronomia, o que é maravilhoso. O primeiro ano foi um sucesso, onde todos os alunos conseguiram emprego ou abriram seus próprios negócios, se tornando empreendedores. Me sinto imensamente orgulhosa disso”, disse.
Apesar do impacto positivo do programa e da grande procura, a falta de divulgação oficial levanta questionamentos. Nenhuma informação foi publicada nos canais da Prefeitura, o que pode ter deixado muita gente de fora que teria interesse em participar.
Confira a carga horária dos cursos:
Confeitaria: 48 horas (1x por semana)
Garçom: 48 horas (1x por semana)
Panificação: 24 horas (1x por semana)
Pizzaiolo: 20 horas (1x por semana)
Barista: 20 horas (1x por semana)
Maître: 32 horas (1x por semana)