A Guarda Municipal de Maricá ganhou, nesta sexta-feira (12/12), um importante reforço para suas ações no dia a dia da cidade. A corporação recebeu novos equipamentos não letais, como pistolas de eletrochoque, spray lacrimogêneo e munições de efeito moral, além de cinco viaturas que passam a integrar a frota operacional. A entrega acontece na mesma semana em que a Guarda completa 24 anos de atuação no município.
Segundo a Secretaria de Segurança Cidadã, os novos equipamentos ampliam a capacidade de resposta dos agentes em situações de conflito, priorizando a preservação da vida e o uso proporcional da força. A proposta é dar mais segurança tanto para os profissionais quanto para a população atendida.
“Como parte do fortalecimento da instituição, foram incorporadas à frota mais cinco novas viaturas, destinadas aos grupamentos especializados, e um expressivo reforço em equipamentos de tecnologia não letal, que serão utilizados por servidores devidamente capacitados e especializados, sempre com o objetivo primordial de preservar a integridade física e a vida, em observância aos princípios da legalidade, proporcionalidade e respeito aos direitos fundamentais”, declarou o secretário da pasta, coronel Julio Veras.
Ao todo, foram adquiridos 200 kits Spark Elite Z2.0, oito lançadores de munição não letal, 900 munições de efeito moral, 500 de impacto controlado, 260 granadas de efeito moral e 366 espargidores químicos, como o spray lacrimogêneo. Os equipamentos serão utilizados por agentes que passaram por capacitação específica.
Treinamentos seguem em 2026
O reforço na estrutura vem acompanhado de investimentos contínuos em qualificação. Já na segunda semana de janeiro de 2026, está previsto um novo treinamento do Grupamento de Ocupação Democrática do Território (GODAT), que será realizado pelo Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão da Polícia Militar do Rio de Janeiro (RECOM).
“O RECOM é referência em técnicas operacionais e táticas modernas de abordagem e policiamento urbano. É um novo treinamento para os agentes, que já vêm passando por capacitações, incluindo treinamentos realizados junto ao Batalhão de Choque da Polícia Militar e ao Batalhão de Motocicletas”, destacou Veras.
Cidade da Segurança vai concentrar operações
Outra frente de investimento anunciada neste mês é a construção da Cidade da Segurança, em um terreno recém-adquirido pela Prefeitura às margens da RJ-106. O espaço vai concentrar estruturas estratégicas da segurança pública, reunindo áreas de treinamento, estande de tiro, salas para capacitação e um moderno Centro Integrado de Comando e Controle, com câmeras inteligentes e monitoramento em tempo real.
O complexo também vai abrigar a sede da Secretaria de Segurança Cidadã e a atuação da Polícia Militar por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).
“A orientação do prefeito Washington Quaquá é clara: empregar todos os esforços necessários na modernização da Guarda Municipal, com investimentos constantes em equipamentos de ponta, tecnologia de última geração e valorização dos servidores, para que Maricá se consolide como referência regional e nacional em segurança pública, assegurando proteção, ordem e qualidade de vida à população”, finalizou o secretário coronel Julio Veras.

