O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, fez nesta segunda-feira um dos discursos mais duros de sua gestão durante o lançamento da Cidade da Segurança, complexo que vai reunir o novo centro de treinamento da Guarda Municipal e uma central de monitoramento com mais de 7 mil câmeras espalhadas pela cidade.
A estrutura — que inclui áreas de instrução tática, auditório, alojamentos, canil, setor administrativo e o futuro Centro Integrado de Segurança e Controle — foi apresentada como um dos maiores investimentos da história do município na área de segurança pública. A proposta é integrar guardas municipais, PROEIS e demais forças que atuam no território.
Mas foi o tom firme do prefeito que chamou atenção durante o evento. Quaquá reforçou que a cidade adotará uma postura de tolerância zero com o crime.
Ele afirmou:
“Praqueles que vêm nos visitar. Então Maricá tem que ser e vai ser a cidade mais segura do Brasil. Nós vamo entrar com o caveirão e com fuzil no Minha Casa, Minha Vida e vamos expulsar a bandidagem de lá. E se tiver fuzil do outro lado, vai morrer. Maricá não vai ter bandido ocupando o território. A guarda tá sendo treinada pelo BOPE, pela Polícia Federal. Vai ser a melhor guarda do país. (…) Pela cara do bandido ou pela placa do carro roubado ou clonado, nós vamos chegar até o cara. (…) Que o vagabundo saiba o seguinte: você vai roubar na puta que te pariu, e Maricá não vai fazer. O garoto que mora numa comunidade e quiser ser advogado vai ser, pode ser. O garoto que quiser ser médico vai ser e pode ser. Garoto que quiser engenheiro, ser engenheiro vai ser, pode ser. Agora o cara quer pegar um fuzil e virar bandido, vai pra onde? Vai pra vala, porra! Quer ser alguém na vida, a prefeitura vai te apoiar. Quer tirar bandido, vai pra casa do cacete. Aqui em Maricá não vai ter mole pra vagabundo.” Disse.
O secretário de Segurança Cidadã, coronel Julio Veras, destacou que o projeto acompanha o ritmo acelerado de crescimento populacional do município, que hoje é o que mais cresce no Estado do Rio. “Nosso município cresce 10% ao ano. Os equipamentos de segurança que temos hoje são suficientes para o cenário atual. A Cidade da Segurança faz parte da visão do prefeito Quaquá de olhar para o futuro da cidade. O nosso novo Centro Integrado de Segurança e Controle estará pronto para o futuro da cidade, para treinar nossas equipes para uma cidade maior e que estará aberto a treinar as Guardas Municipais das cidades vizinhas, de toda a região e do Brasil”, afirmou.
Com a nova estrutura, a prefeitura reforça a estratégia de ampliar o efetivo, profissionalizar o treinamento e expandir a vigilância eletrônica, que tem sido um dos pilares da política municipal de segurança.
Ver essa foto no Instagram

