Maricá apresenta projetos ArteMar e Pomart à estilista carioca
A valorização da cultura e do artesanato local foi o foco de um encontro realizado nesta quarta-feira (07/05), na Casa do Projeto Maricá 2030, no Centro da cidade. A Prefeitura apresentou dois novos projetos voltados para impulsionar a produção artesanal e o setor de moda: o ArteMar e o Pomart.
A primeira-dama Gabriela Lopes participou do evento ao lado da estilista carioca Alessa, que visitou Maricá para conhecer de perto o trabalho dos artesãos locais. Durante a apresentação, peças feitas por moradores da cidade ficaram expostas, chamando atenção dos presentes.
O ArteMar, sigla para Núcleo de Articulação das Feiras Locais, tem como objetivo organizar as feiras de artesanato da cidade, promovendo os artesãos como parte da identidade cultural e turística de Maricá. Já o Pomart — Polo de Moda e Artesanato de Maricá — busca reunir estilistas, costureiros, estudantes e fornecedores em um ambiente de colaboração, inovação e geração de renda.
“Projetos como o ArteMar e o Pomart mostram o quanto Maricá está comprometida com a valorização da cultura local. O artesanato me motiva e me encanta. Acredito que o Polo de Moda será uma inovação incrível para a cidade, pois a moda é expressão, identidade, o que escolhemos vestir e a imagem que queremos transmitir. É única, pessoal e cheia de significado”, disse Gabriela Lopes.
A estilista Alessa elogiou os trabalhos apresentados e destacou o potencial criativo da cidade. “É muito bom ver que aqui temos tantas iniciativas que fomentam o artesanato e os artesãos. Quero vestir Maricá, pois aqui temos lindas paisagens para serem ilustradas em minhas peças! É muito importante estarmos juntos em um movimento tão lindo, pois precisamos levar e elevar o artesanato local. Saio daqui com muita inspiração”, comentou.
O evento também contou com a presença de secretários municipais de diferentes pastas ligadas à cultura, trabalho, economia solidária, comunicação e políticas para mulheres. Um dos pontos levantados foi o uso do Mercado Municipal como espaço estratégico para unir moda, gastronomia, cultura e artesanato num só lugar, fortalecendo a chamada economia criativa.
“As feiras representam uma grande conquista para o artesanato local. Nosso objetivo é organizar, fortalecer e dar visibilidade às feiras, gerando renda e movimentando o turismo. É uma ferramenta de conexão entre tradição, identidade e desenvolvimento econômico”, afirmou José Alexandre, secretário de Turismo.
Danielle Oliveira, secretária de Comunicação, também falou sobre a proposta: “A integração entre os projetos fortalece não apenas a economia criativa de Maricá, mas também coloca a cidade em evidência, destacando a valorização da produção local. E é isso que pretendemos, pois moda é comunicação. Dar destaques para os trabalhadores. Além de ser o principal objetivo do prefeito Washington Quaquá e da primeira-dama Gabriela Lopes”.
Os projetos reúnem diferentes iniciativas que já acontecem na cidade, como a Feirarte, Maricá Mostra Cultura, Feira Livre Solidária, Agricultura Familiar e outras. A proposta agora é unir todas elas sob um mesmo guarda-chuva, com curadoria e planejamento, fortalecendo o artesanato como marca cultural de Maricá.