Maricá apresenta o projeto “Guarda Mirim” nas escolas municipais
A Prefeitura de Maricá deu início ao projeto “Guarda Mirim”, uma parceria entre as secretarias de Segurança Cidadã e Educação que busca reforçar valores como disciplina, respeito e responsabilidade entre alunos da rede pública municipal.
Voltado para crianças com idade média entre 9 e 10 anos, o projeto está sendo implantado, por enquanto, em duas escolas: a E.M. Professora Dilza da Silva Sá Rego, em Ponta Negra, e a E.M. Sampaio Cartaxo, em Itaocaia Valley (Itaipuaçu). As atividades acontecem uma vez por semana — às terças em Ponta Negra e às quintas em Itaocaia.
Durante os encontros, os alunos participam de atividades lúdicas e reflexivas sobre temas como educação ambiental e no trânsito, turismo local, história, cultura de paz nas escolas, e até identificação de sinais de violência doméstica. Também está prevista uma blitz educativa com a criançada.
A primeira fase do projeto começou no dia 13 de maio e vai até 7 de agosto. A ideia é que, além de aprender sobre cidadania, os pequenos desenvolvam consciência social e senso crítico desde cedo.