Incêndio no Morro do Elefante assusta trilheiros e mobiliza equipes de resgate em Itaipuaçu
Um incêndio na manhã deste domingo (29/06) provocou correria e mobilizou equipes de segurança no Morro do Elefante, em Itaipuaçu, um dos pontos mais procurados por trilheiros em Maricá. A fumaça densa chamou a atenção de um morador, que acionou a Secretaria de Segurança Cidadã da cidade.
Agentes do Grupamento Turístico da Guarda Municipal (GTUR) foram ao local e, com apoio de um servidor do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), receberam a informação de que o fogo teria sido provocado pela possível queda de um balão.
Com o risco de avanço das chamas, os agentes iniciaram imediatamente a evacuação dos visitantes. Após cerca de uma hora de subida até a região conhecida como “Carrasqueira” ou “Cabeça do Elefante”, próximo ao topo da trilha, os trilheiros foram localizados e orientados a descer. A operação de retirada ocorreu de forma segura, apesar da fumaça intensa.
Três servidores do INEA também realizaram uma varredura no local para garantir que ninguém tivesse ficado para trás. O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros.
O episódio reforça os riscos provocados pelo uso de balões, prática ilegal e perigosa, especialmente em áreas de mata. Nenhum ferido foi registrado.