As câmeras inteligentes instaladas em Maricá voltaram a colaborar diretamente com operações policiais. Desta vez, a tecnologia ajudou a Polícia Civil a localizar Maycon dos Santos, condenado a 12 anos por homicídio e investigado pela morte de um policial militar em Niterói, em maio de 2025.
O caso chamou atenção porque uma foto publicada pelo próprio acusado no Farol de Ponta Negra acabou revelando sua localização. A partir da imagem, agentes identificaram a motocicleta usada por ele e passaram a rastrear os deslocamentos com apoio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O suspeito foi parado na ponte da Barra de Maricá na tarde de sexta-feira (05/12).
Outro foragido também foi preso
No dia seguinte, sábado (06/12), as câmeras voltaram a ajudar na prisão de outro suspeito. Robert Richard, conhecido como “Lázaro”, tinha mandados por latrocínio, tráfico de drogas e roubo qualificado referente a crimes cometidos em Guapimirim.
A motocicleta em que ele estava foi captada pelas câmeras enquanto passava pela cidade. Após o alerta, equipes da Polícia Civil fizeram a abordagem em Itaboraí. Ele foi levado para a Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo.
Segurança com tecnologia e reforço operacional
Nos últimos meses, Maricá tem anunciado investimentos em tecnologia e em estrutura de segurança, o que vem sendo apresentado como um dos pilares para redução dos índices criminais.
Além das câmeras distribuídas pela cidade, o município iniciou a construção da chamada Cidade da Segurança, um complexo que vai reunir capacitação, área de treinamento, estande de tiros e um novo centro de monitoramento.
Os dados divulgados mostram queda importante de indicadores ao longo de 2025, incluindo o menor índice de letalidade violenta desde 2003 e um ano e meio sem registros de latrocínio. De janeiro até aqui, foram 27 prisões, além da localização de cinco desaparecidos e recuperação de 109 veículos roubados ou furtados.

