A Prefeitura de Maricá, o empreendimento MARAEY e a Firjan SENAI firmaram, nesta quarta-feira (10/12), um acordo de longo prazo para capacitar profissionais da construção civil e preparar a mão de obra local para os empregos que serão gerados ao longo da implantação do projeto. O anúncio foi feito na sede da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).
Já na primeira fase, o programa vai oferecer 800 vagas gratuitas em cursos presenciais, voltados para jovens a partir de 16 anos, por meio do Jovem Aprendiz, e também para adultos. A prioridade será para moradores de Maricá e de cidades da região. As aulas serão ministradas pela Firjan SENAI e acontecerão exclusivamente no município.
A iniciativa foi pensada para atender à grande demanda de trabalhadores durante a construção do MARAEY, que deve gerar mais de 8 mil empregos diretos ao longo das obras.
“Este projeto de qualificação profissional é de extrema importância para a região. MARAEY é um investimento estratégico da nossa gestão, que estamos desenvolvendo de forma conjunta, e a formação de mão de obra local é essencial para garantir que a população possa trabalhar no empreendimento e se beneficiar efetivamente de suas oportunidades”, afirmou Celso Pansera, presidente da Codemar.
O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) também participa da iniciativa, contribuindo para o planejamento e a articulação do programa de formação.
“É um momento importantíssimo para Maricá, uma grande parceria para o desenvolvimento de projetos de qualificação para atender o conjunto de demandas para o crescimento já planejado do município. É fundamental a qualificação da população de Maricá para que ela ocupe esses espaços, esses postos de trabalho, e consiga, assim, maior qualidade de vida”, avaliou Cláudio Gimenez, presidente do ICTIM.
O acordo faz parte do Programa de Capacitação Profissional, que prevê a formação de cerca de 5 mil pessoas ao longo de 12 anos, acompanhando todas as fases do empreendimento. Além da construção civil, o programa também mira setores como hotelaria de luxo e turismo, sempre priorizando a contratação de mão de obra local.
“Estamos muito felizes com a assinatura do acordo, que vai promover a formação integral do cidadão, gerar empregos e ajudar a construir um legado em que a educação é o motor de transformação social. Este é mais um importante passo dos objetivos de inclusão, desenvolvimento econômico e de sustentabilidade de MARAEY. Vamos criar empregos justos e seguros, fomentando a geração de renda e movimentando a economia da região”, disse o CEO de MARAEY, Emilio Izquierdo.
Na divisão de responsabilidades, a Firjan SENAI entra com a expertise técnica, estrutura pedagógica e parte do financiamento dos cursos. A Prefeitura de Maricá dará apoio logístico e cofinanciamento, enquanto o MARAEY ficará responsável por absorver os profissionais qualificados nas diferentes etapas da obra.
Nesta primeira etapa, serão ofertadas 800 vagas gratuitas distribuídas em 12 cursos voltados à construção civil. Entre as formações disponíveis estão: Auxiliar de Construção Civil; Almoxarife; Pedreiro de Alvenaria; Armador de Ferragem; Carpinteiro de Obras; Montador de Andaimes, Formas e Escoramentos; Eletricista Predial; Instalador Hidráulico Predial; Pedreiro de Edificações; Instalador de Sistemas Drywall; Pintor de Edificações; e Calceteiro de Pavimentos Intertravados.
“Os cursos visam atender a demanda de mão de obra para o mercado de trabalho da região, que tem potencial de crescimento, com empreendimentos de grande porte como esse e que contribuirão para o aumento da empregabilidade, geração de renda e qualidade de vida da população. A formação profissional é essencial para a criação de um ambiente de negócios favorável e crescimento econômico da cidade”, destacou diretor executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis.
Cursos de capacitação
As aulas estão previstas para começar no primeiro trimestre de 2026 e terão duração que varia entre quatro meses e dois anos, de acordo com a área escolhida. Todos os cursos serão presenciais e realizados em Maricá, com certificação ou diploma de validade nacional.
Além das formações técnicas, o programa também prevê, futuramente, capacitação para funções administrativas, como almoxarife, secretária(o) e assistente.
O projeto inclui ações voltadas à inclusão social, como o programa “Mulheres na Construção”, da Firjan SENAI, que vai capacitar mulheres para atuar no setor. Já jovens de 16 a 21 anos que estejam cursando o Ensino Médio poderão ingressar em cursos de aprendizagem técnica como Jovem Aprendiz. As primeiras contratações estão previstas para acontecer a partir de 2026.
“A ideia não é somente incentivar a capacitação e a formação, mas também fomentar a geração de renda, dinamizar a economia local e abrir portas para os moradores da região, tornando MARAEY um grande celeiro de formação profissional de qualidade”, explicou Aline Ribeiro, diretora de Projetos Educacionais de MARAEY.

