A União de Maricá deu início à preparação para o Carnaval de 2026 com o primeiro ensaio de rua realizado na noite de sexta-feira (14/11), na Passarela Adélia Breve, na Rua Abreu Rangel, no Centro. O treino abriu oficialmente a série de testes da escola rumo ao desfile na Série Ouro.
O ensaio colocou a comunidade na rua e ajudou a ajustar detalhes técnicos do cortejo. Com o enredo “Berenguendém e Balangandãs”, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira, a agremiação será a sexta a entrar na Marquês de Sapucaí no sábado (14/02), segundo dia dos desfiles da Série Ouro. Até fevereiro, a escola fará novos ensaios para aperfeiçoar a apresentação.
O tema deste ano mergulha no universo da joalheria produzida por pessoas negras no Brasil, com destaque para os balangandãs — adornos tradicionalmente criados e usados por mulheres negras nos períodos colonial e imperial.
O diretor de Carnaval, Wilsinho Alves, celebrou o início da preparação.
“A sensação é a melhor possível. Estamos trabalhando muito para trazer este título para Maricá. Os componentes abraçaram a ideia e vamos lutar por esse carnaval”, afirmou.
Interdições no trânsito
Por conta do ensaio, a Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária fez mudanças temporárias no Centro. As interdições começaram às 19h, com a Rua Abreu Rangel funcionando em meia pista no trecho entre a praça e a Rua Athaíde Parreiras. Às 20h, o fluxo de saída da cidade passou a ser desviado para a Rua Ribeiro de Almeida, e todos os acessos à Passarela Adélia Breve ficaram bloqueados até o encerramento da atividade, quando o trânsito foi normalizado.


