O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, confirmou nesta quarta-feira (24/09) que as obras do resort MARAEY terão início já em novembro deste ano. O empreendimento turístico-residencial, considerado um dos maiores e mais ambiciosos do país, contará com investimento de R$ 360 milhões em infraestrutura por meio da Maricá Global Invest (MGI), empresa pública criada pela prefeitura.
A parceria entre a Prefeitura de Maricá e o projeto MARAEY prevê a construção de estradas, pavimentação, redes de eletricidade, saneamento e abastecimento de água potável, em áreas de interesse público.
“O MARAEY é um dos maiores e mais ambiciosos empreendimentos do Brasil. Reúne hotéis de renome internacional, uma universidade de hotelaria, campo de golfe e uma ampla infraestrutura de lazer, tudo isso aliado à preservação ambiental de Maricá. Esse projeto fortalece o papel da nossa cidade como um polo de desenvolvimento sustentável, ao unir crescimento econômico, geração de empregos e respeito ao meio ambiente. São obras que vão transformar a mobilidade urbana, elevar a qualidade de vida da população e consolidar Maricá como uma referência mundial em turismo sustentável”, afirmou Quaquá.
Impacto econômico e social
A expectativa é que sejam gerados 8 mil empregos durante a fase de construção e 4,5 mil postos permanentes de trabalho após a conclusão da primeira fase. A arrecadação tributária também deve ganhar força, com projeção anual de R$ 485 milhões em impostos.
“O projeto MARAEY já começa a se consolidar como um marco de desenvolvimento para Maricá, com geração de empregos desde a fase inicial das obras até o funcionamento permanente do resort. A Prefeitura está comprometida em garantir que essa transformação também seja social, com cooperação técnica para capacitar moradores da cidade tanto para a construção quanto para as futuras vagas de trabalho no empreendimento”, destacou Celso Pansera, presidente da Codemar.
Contrapartidas e sustentabilidade
O acordo também prevê a doação ao município de 16 quilômetros de vias de trânsito rápido, incluindo a ligação entre Itaipuaçu e Barra de Maricá, a integração da Comunidade de Zacarias e melhorias no acesso a praias e pontos turísticos.
“MARAEY vai criar milhares de empregos de qualidade, gerar milhões de reais em impostos e contribuir de forma significativa para as políticas sociais, educacionais e ambientais da região, sendo referência para o Estado do Rio de Janeiro e o Brasil. Já na fase inicial das obras os maricaenses serão beneficiados com a implantação de novas infraestruturas básicas”, afirmou o CEO do empreendimento, Emilio Izquierdo.
Entre os destaques do projeto está a criação da maior ciclovia em empreendimentos privados no Brasil, com 20 km de extensão, aberta ao público e conectada à malha cicloviária da cidade.
“MARAEY foi desenhado por e para Maricá. Este acordo reflete a importância mútua entre o empreendimento e o município, e garante a implementação de MARAEY, permitindo o desenvolvimento sustentável da região. Estamos criando um novo destino turístico de caráter internacional, que contribui para a preservação da Restinga de Maricá como patrimônio natural do município e promove, de forma definitiva, a regularização fundiária da Comunidade de Pescadores de Zacarias. Da mesma forma, a obra viária permitirá a comunicação direta entre os distritos de Itaipuaçu, Centro e Barra, promovendo melhorias estruturais no trânsito”, disse David Galipienzo, diretor-executivo do empreendimento.
Prazo definido: novembro
Ao final de sua fala, Quaquá destacou o impacto do resort para o futuro econômico da cidade e ressaltou o prazo para o início das obras.
“Tiraremos todos os sonhos do papel e vamos transformar o sonho em realidade. Então, Maraey é um sonho que vira realidade e que mudará a vida de cada maricaense, gerando agora na obra mais de oito mil empregos. Nós vamos qualificar as pessoas de Maricá pra que elas tenham mais e melhores empregos. Então o Maraey é a redenção da economia de Maricá, é o início da redenção da economia de Maricá. Daqui a quinze, vinte anos, a cidade vai começar a declinar o petróleo. A arrecadação do petróleo. Então, o que nós tamo fazendo agora, é construindo o futuro das novas gerações. Eu tenho uma filha que estuda em escola pública de Maricá, e eu quero que a minha filha e a filha de cada um de vocês, tenham um futuro em Maricá, pra que o filho de Maricá possa se formar, se qualificar e ter aqui um grande emprego. É essa Maricá do futuro que nós tamo construindo agora. E ela sai do papel e ela vira realidade com as obras que começam, Emílio, já agora em novembro, que eu quero contratar o melhor arquiteto do país para que ele assessore cada família e cada casa, pra ajeitar a casa de cada pescador. Em novembro começam as obras do Maraey e antes disso eu começo os Zacarias. Obrigado a todos. Viva a nova Maricá!”, finalizou o prefeito.


