A cidade de Maricá estreou esta semana na Feira Internacional de Luanda (FILDA), o maior evento multissetorial de negócios de Angola e um dos mais tradicionais do continente africano. É a primeira vez que um município brasileiro participa oficialmente da feira, que em 2025 completa 40 anos.
A presença de Maricá acontece em um momento simbólico: o cinquentenário da Independência de Angola, celebrando também os laços históricos entre os dois países. O Brasil foi o primeiro a reconhecer a soberania angolana e, nesta edição comemorativa, é o convidado de honra do evento, que começou nesta terça-feira (22/07) e vai até domingo (27/07), em Luanda.
“É uma oportunidade histórica de projetar Maricá no cenário internacional, especialmente junto a nações irmãs com as quais compartilhamos laços culturais profundos. Nosso objetivo é estabelecer canais duradouros de cooperação e mostrar que Maricá está pronta para dialogar com o mundo”, afirma o prefeito Washington Quaquá, que lidera a iniciativa.
Maricá levou para a FILDA um estande próprio, onde apresenta o potencial turístico e econômico da cidade. A programação inclui ainda um toque cultural: a cantora e compositora Jô Borges, uma das referências da música local, faz apresentações em diferentes palcos do evento.
A delegação conta com representantes das secretarias de Indústria, Turismo, Comércio e Mercado Interno; de Relações Internacionais e de Cultura, além de técnicos e parceiros institucionais. A agenda inclui encontros com autoridades do governo angolano, empresários e investidores interessados em conhecer os projetos e produtos da cidade.
A participação na FILDA faz parte da estratégia de internacionalização de Maricá, com foco em aproximar o município de países lusófonos e de mercados emergentes ligados à diáspora africana. Além de divulgar a cidade, a ideia é abrir portas para novas parcerias e negócios.